
Categoria: Artigos
Data: 27/07/2024
Dia do Adolescente Presbiteriano
Diego Guerzoni
Para alguns pais, é a geração “tanto faz”. Você pode esgotar seus assuntos com eles à mesa, que a resposta será sempre a mesma: "Pra mim, tanto faz". Já para outros, como disse Paul Tripp, a "idade da oportunidade". Em cada conversa, uma nova oportunidade para todos crescerem juntos no temor e na graça do Senhor.
Se você ainda não sabe de quem eu estou falando, certamente nunca teve um deles em casa. No 4º domingo de julho, celebramos o Dia do Adolescente – não de todos eles, mas do adolescente presbiteriano. E este texto é para você adolescente, e para você, pai, mãe, pastor, conselheiro ou alguém que ama – ou precisa amar – um adolescente.
A Bíblia nos diz que "Herança do Senhor são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão" (Sl 127.3). Quando lemos essas palavras escritas por Salomão, nossa mente quase sempre nos leva a pensar em uma mulher prestes a dar à luz, ou em um bebê amamentando nos braços de sua mãe, ou ainda em uma criança dando seus primeiros passos ao lado do seu pai. Dificilmente pensamos em um adolescente com cabelo tingido, celular nas mãos, "morando" em um quarto e experimentando um mix de emoções diferentes no mesmo instante. Porém, é a eles também que Salomão se refere, inspirado por Deus. Como escreveu Eugene Peterson, o embrulho da adolescência pode parecer estranho, mas o conteúdo continua com o mesmo valor. Se você foi agraciado com esse presente em sua casa ou nos corredores da sua igreja, tenha coragem de abri-lo e amá-lo. Você irá se surpreender com o que Deus fará na vida de todos vocês! Nossos adolescentes presbiterianos são herança do Senhor não apenas para seus pais, mas para igreja e toda a sociedade.
Mas quero falar agora com você adolescente presbiteriano. O mesmo Salomão que escreveu aos pais, escreveu também ao seu filho. Com toda a sabedoria que o Senhor lhe concedeu, Salomão o aconselhou: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida" (Pv 4.23). Não há nada que você adolescente deva proteger mais do que o seu coração. Jesus disse: "(...) onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração" (Mt 6.21).
Pais, colegas, amigos ou futuramente um(a) namorado(a), não serão capazes de proteger o seu coração dos encantos e ciladas desse mundo. Afinal de contas, como escreveu o profeta, “Enganoso é o [nosso] coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” (Jr 17.9). Somente em Jesus, a pedra de grande valor, seu coração estará preenchido, satisfeito e guardado. Somente em Jesus você encontrará a alegria que tantos buscam, e a paz que tantos desejam para desfrutar com sabedoria da sua adolescência.
Se você, adolescente presbiteriano, tem o desejo de ser uma benção na vida dos seus pais, dos seus colegas, em sua cidade, igreja e UPA, eu o convido neste dia especial a lembrar-se das palavras de Jesus: "Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer" (Jo 15.5). Toda a beleza, alegria, disposição e força da sua adolescência serão inúteis se você não estiver em Cristo. Através da oração, da leitura e meditação das Escrituras e da comunhão com a igreja, consagre-se diariamente ao Senhor e produza frutos. O Senhor espera, seus pais desejam, e nós, a igreja, precisamos encontrá-los.
O Presb. Diego Guerzoni é Conselheiro da UPA da IP de Santa Rita do Sapucaí