
Categoria: Artigos
Data: 05/09/2024
“Que também nos selou e nos deu o penhor do Espírito em nosso coração.” (2 Coríntios 1.22)
A doutrina da segurança da salvação está presente em toda a Bíblia. A salvação é uma obra de Deus do começo ao fim, de Alfa a Ômega. A própria Trindade está empenhada em nossa salvação. O Pai planejou a nossa salvação. O Filho executou a nossa salvação. O Espírito Santo aplica a nossa salvação. No texto em destaque, o apóstolo Paulo usa duas figuras que garantem nossa salvação.
Primeiramente, o Espírito Santo nos foi dado como selo. Quando cremos no evangelho, somos selados com o Espírito da promessa. O selo fala de propriedade, genuinidade e inviolabilidade. Nossa salvação é assegurada quando cremos em Cristo. Tornamo-nos propriedade exclusiva de Deus. Nada, nem ninguém, pode nos arrebatar das mãos de Jesus. De igual modo, o Espírito nos foi outorgado como penhor da nossa salvação.
O penhor é o anel de noivado, a promessa da consumação do casamento. O mesmo Deus que começou a fazer a boa obra em nós, a completará até ao dia de Cristo Jesus. Já estamos salvos da condenação do pecado na justificação; estamos sendo salvos do poder do pecado na santificação; mas seremos salvos da presença do pecado na glorificação. O Espírito que habita em nosso coração nos dá garantia de que nossa salvação será consumada na gloriosa volta de Jesus.