• Igreja Presbiteriana Unida de São Paulo - 116 Anos

Estudo p/ Pequenos Grupos

ADOÇÃO

“Todos quantos são justificados, Deus se digna fazer participantes ticipantes da graça da adoção, em e por seu único Filho Jesus Cristo; por meio de quem não são eles recebidos no número e desfrutam da liberdade e privilégios dos filhos de Deus; têm sobre si o nome dele, recebem o Espírito de adoção; têm acesso, com ousadia, ao trono da graça; são capacitados a clamar: Aba Pai; são tratados com piedade, pr ai; são tratados com piedade, protegidos, otegidos, sustentados e corrigidos por ele como por um pai; contudo, jamais sustentados e corrigidos por ele como por um pai; contudo, jamais abandonados, mas selados para o dia da redenção, e herdam as abandonados, mas selados para o dia da redenção, e herdam as promessas, como her omessas, como herdeiros da eterna salvação”. (Cap. XII - CFW)

 

A Adoção é uma outorga de Deus a posição (direitos, privilégios, honras) de filho D’Ele; outorgar filiação (pôr na posição de Filho de Deus; adotar para dentro da família de Deus os homens que já foram feitos filhos de Deus). No mesmo instante em que um crente é unido a Cristo no exercício da fé, ter-se-ão consumado nele simultânea e inseparavelmente duas coisas:

 

1. Uma mudança total de relação com Deus e com a lei como um pacto de vida;

 

2. Uma mudança de sua natureza interior e espiritual. A mudança de relação é representada pela justificação; a mudança de natureza, pela regeneração. Santificação é o desenvolvimento progressivo para a perfeita maturidade dessa nova vida que foi implantada na regeneração. A Adoção representa a nova criatura em suas novas relações, introduzidas num coração apropriado, e sua nova vida desenvolvendo-se num ambiente apropriado, e cercado daquelas relações que nutrem seu crescimento e a coroa com bem-aventurança. A justificação só efetua uma mudança de relações. A regeneração e a santificação só efetuam um estado inerente moral e espiritual da alma. A adoção inclui ambas.

 

Esta divina filiação, na qual o crente é introduzido pela adoção, inclui os seguintes elementos e vantagens primordiais:

 

1- Deriva a natureza espiritual de Deus: “Para que sejais participantes da natureza divina” ( II Pe 1.4; Jo 1.13; Tg 1.18; I Jo 5.18).

 

2- Nasce à imagem de Deus, portanto sua semelhança: “E revestindo-se do novo homem, que é renovado no conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou” (Cl 3.10; Rm 8.29; II Co 3.18).

 

3- Torna-se objeto de seu amor especial: “Para que o mundo conheça que tu me enviaste, e eles me têm amado, como tu me amaste” (Jo 17.23).

 

4- Torna-se habitação do Espírito de seu Filho (Gl 4.6), que forma em nós um espírito filial ou um espírito que nos faz filhos de Deus - obedientes ( I Pe 1.14), livres do senso de culpa, da escravidão legal e do medo da morte (Rm 8.15-21) e elevados com santa ousadia e com dignidade real (Hb 10.19,22).

 

5- Representa proteção, consolação e suprimentos abundantes. (Sl 125.2; Lc 12.27-32; Jo 14.18; I Co 3.21-23; II Co 1.4).

 

6- Garante a herança das riquezas da glória de nosso Pai, como “herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo” (Rm 8.17; Tg 2.5; I Pe 1.4; 3.7), inclusive a exaltação de nossos corpos em comunhão com o Senhor (Rm 8.23; Fp 3.21).

 

Rev Ademir Aguiar

(Fonte: Confissão de Fé Westminster Comentário Alexander Hodge)