• Igreja Presbiteriana Unida de São Paulo - 116 Anos

Pastoral

117 ANOS DE SOCIEDADE AUXILIADORA FEMININA UNIDA

 

Em 23 de março de 1900, um grupo de mulheres sob a presidência de D. Ubaldina Ferreira da Cunha, formaram uma sociedade de senhoras, cujo objetivo era glorificar a Deus e auxiliar a igreja do Senhor. Não sabemos quantas eram naquela época, mas eram atuantes e participativas.

 

Logo do início, Elas ajudaram no levantamento das finanças para que o Templo que temos hoje pudesse ser construído. Para tanto, trabalharam com muita perseverança e generosidade. De lá para cá, os serviços prestados ao Reino de Deus só foram aumentando, como podemos destacar:

 

Oração: Desde sua organização, as sócias se reuniam para orar, suplicar e interceder. Foi assim que surgiram tais ministérios: Reunião mensal, sob a responsabilidade de um Departamento para orar. Corrente de Oração por telefone, atualmente ligada ao Ministério de Oração. Mães Intercessoras onde cada sócia ora e intercede pelos filhos.

 

Ação social: Outra característica da SAF é ajudar o próximo. Na sua história, a SAF sempre revelou sensibilidade social: auxílio financeiro ao Exército da Salvação e à Associação Evangélica Beneficente (AEB); campanhas e visitas ao CECOM (Casa de Repouso) e campanhas em prol da Missão Caiuá. Bazar da Pechincha, onde são vendidas roupas a preço simbólico; echincha, Mini – UD, onde são vendidos utensílios domésticos a preço igualmente modesto. Todo rendimento levantado é aplicado na causa social. Artesanato, onde são desenvolvidas aulas de tricô, crochê, corte e costura, pintura em tecido, bordado etc. Tal atividade nasceu do incentivo do Rev. Denoel Nicodemus Eller, então pastor da igreja, e da iniciativa da Presidente D. Maria José Ramos Garcia, em 1982.

 

Evangelização: Todas as atividades acima mencionadas estão ligadas ao caráter evangelístico. Além de cultos, distribuição de folhetos e Bíblias, visitas, registramos o Chá Missionário – onde é convidado um missionário para palestrar sobre missões e onde se faz um levantamento financeiro em prol da missão.

 

Atualmente, a diretoria da SAF é composta da seguinte maneira: Presidente – Rita de Cássia Silveira Pires; Vice-Presidente – Beatriz Helena Deltoso Toloi; 1ª Secretária – Olívia Carvalho Alves dos Santos; 2ª Secretária – Noemi Barbosa Custódio e Tesoureira – Eunice Lima Guimarães.

 

Louvamos a Deus por todas as mulheres que fizeram e fazem parte da SAF Unida. De maneira muito especial, pelo 117 anos de existência!

 

Rev. Célio Gomes de Azevedo