
Categoria: Artigos
Data: 09/01/2025
“Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face?” (Salmo 139.7)
O Salmo 139 é um tratado teológico sobre o ser de Deus. O poeta, o rei Davi, elenca vários atributos de Deus, qualidades do ser de Deus. Na primeira estrofe, versos 1 a 6, ele trata da onisciência de Deus, na segunda estrofe, de 7 a 12, ele trata da onipresença de Deus, e a grande verdade que aprendemos nesta estrofe é que Deus está presente em todo lugar.
Abraham Kuyper, pastor holandês, expressou a grandeza do ser de Deus quando afirmou: “Não há um único centímetro quadrado, em todos os domínios de nossa existência, sobre os quais Cristo, que é soberano sobre todo o universo, não clame: Isso é meu!”. Fantástico! Tudo que existe nesse imenso universo conhecido e desconhecido pertence ao Senhor Jesus. Mais fantástico ainda, ele está presente em todo lugar ao mesmo tempo.
O pastor brasileiro Augustus Nicodemus sobre isso disse: “A onipresença de Deus é um conforto para os que o amam e nele confiam, mas um terror para os ímpios e rebeldes. Só há escape da ira de Deus para os que se refugiam na cruz de Cristo”. Para os cristãos a presença de Deus é conforto, alívio e motivação a uma vida santa. Que essa presença preciosa de Deus, em toda parte e em todos os lugares ao mesmo tempo, seja um alívio, um alento, um descanso para o nosso coração. Deus está presente em todo lugar.