“Depois da Teologia, não existe arte que se possa equiparar à Música, porque somente ela, depois da Teologia, é que consegue uma coisa que, no mais, só a Teologia proporciona: um coração tranquilo e alegre”. (Martinho Lutero)

O ministério da música, “serviço de música", como se dizia antigamente, foi sempre presente e atuante na vida da Igreja Unida, principalmente a partir do pastorado do Rev. Mattathias Gomes dos Santos.
Foi um dos membros fundadores da Igreja Presbiteriana Filadélfia e da Igreja Presbiteriana Unida de São Paulo, esta última organizada em 26 de agosto de 1900. Em 1911, foi ordenado pastor. A convite do Rev. John Merrill Kyle, assistiu a região leste de Minas Gerais.
Tendo retornado de Minas Gerais após longo e frutuoso trabalho, foi diretor da Escola Americana, em que havia se formado, de 1912 a 1919. Em 1913, substituiu o Rev. Modesto Perestrello Barros de Carvalhosa na Igreja Presbiteriana Unida de São Paulo. Nesse ano mesmo organizou o Coral da Igreja Unida. 

Alguns trechos de um discurso “direto” do Rev. Mattathias, extraídos do texto “Música e Hinologia” (Apresentado no Congresso de Cultura Religiosa em 1947 no Rio de Janeiro).
 “... Há seguramente trinta anos regia eu com extremo interesse, carinho e profunda sensibilidade, o coro da igreja Unida de São Paulo.” 
“... Em boa hora compreendi que o púlpito e o grupo coral deveriam ser duas fontes de inspiração ...” 
 “... Hoje, tantos anos depois, lembro-me daquele grupo coral, com saudades e profunda gratidão ...”
 “... O coro era praticamente uma continuação do púlpito ...” 

Assim como o coro desde o seu princípio foi e é até hoje, fonte de inspiração e edificação para a igreja e para os próprios coralistas. Que possamos sempre participar da vida musical da igreja com muita dedicação e zelo. 

Agradecemos in memoriam a vida do Rev. Matatias Gomes dos Santos e a todos os regentes que tão nobremente tiveram sua passagem à frente do Coral Geral. 

Agradecemos in memoriam a vida do Maestro Samuel Kerr (regente em 1964) que em sua dissertação de mestrado “A HISTÓRIA DA ATIVIDADE MUSICAL NA IGREJA PRESBITERIANA UNIDA DE SÃO PAULO” - UMA FISIONOMIA POSSÍVEL, pôde registrar a trajetória da atividade musical da Igreja Unida.

Agradecimentos também ao Rev. Odayr Olivetti que escreveu "NA ESTEIRA DOS PASSOS DE DEUS" - fez um histórico da Igreja Unida de 1900 a 2000.

Moto:
“Louvarei ao Senhor durante a minha vida; cantarei louvores ao meu Deus enquanto viver." (Salmo 146:2)

- Em 1930 adquiriu o órgão Hammond.
- Em 1979 recebeu como doação um piano de cauda.
- Em 1994 - a igreja recebeu doação de um órgão de tubos Moeller opus 5812 da Igreja Episcopal São Paulo de Salém, Virginia, EUA. O Rev. E Maestro João Wilson Faustini foi o mediador desta doação.

Este ano de 2024 estamos completando 111 anos. A comemoração acontece sempre no terceiro domingo do mês de setembro.
Regente: Sandra Regina Boletti Vargas
Pianista: Wesley Rocha
Quantidade: 43 coralistas
Ensaios: todas as 4as feiras das 19h às 21h.
Participação nos cultos: todos os primeiros e terceiros do mês.

Responsáveis pelo Ministério