
Categoria: Notícias
Data: 22/09/2023
135 anos do Seminário Presbiteriano do Sul
"Aleluia, rendei graças ao Senhor!" Salmo 106.1a
No dia 21 de setembro de 2023 foi realizado o Culto em Gratidão a Deus pelos 135 anos do Seminário Presbiteriano do Sul. O auditório do Seminário estava repleto de pessoas, incluindo pastores de diversas gerações que fazem parte da história dessa casa e de seminaristas que se preparam para o ministério da Palavra.
Rev. Carlos H. Machado, que faz parte da família SPS há mais de 40 anos, e atualmente é o diretor, abriu as celebrações com uma palavra de saudação. Em seguida, o Rev. William L. Lane (capelão do SPS) dirigiu o culto de ação de graças. Participaram da liturgia o Rev. Carlos Eduardo Borges (membro da Juret-Sul), um coral formado por vozes dos corais Rev. Zacarias de Miranda e Kay F. Brown, e a equipe de música da IP Ebenézer de Campinas, acrescida de alunos do SPS.
Em vídeo, o Rev. Roberto Brasileiro (presidente do Supremo Concílio da IPB), relatou sua relação com o Seminário, destacando que foi aluno e depois professor no SPS. E ,deixou uma breve reflexão aos seminaristas presentes, baseada no Sl 25.12, lembrando-os do risco de, ao ter contato diário com a Palavra de Deus para estudos, passar a viver na frieza espiritual, tratando-a como uma mera ferramenta de trabalho. O reverendo conclama aos alunos da casa a viverem na dependência do Espírito Santo.
Em seguida, o Rev. Ailton Gonçalves Dias, pastor da IP de Americana, que também foi aluno do SPS, trouxe a mensagem "Passos para uma vida de gratidão", baseada em 1 Tessalonicenses 5.18.
No final, tivemos bolo e foto com todos os alunos e ex-alunos que estavam presentes na famosa fachada histórica do Seminário Presbiteriano do Sul.
O museu Rev. Júlio de Andrade Ferreira também esteve aberto com a Exposição da história do Seminário, com documentos, objetos antigos e diversos registros dessa longa história do Seminário.
Uma breve história do SPS
O Seminário Presbiteriano do Sul nasceu, oficialmente, no dia 8 de setembro de 1888, quando o Sínodo da Igreja Presbiteriana do Brasil decidiu pela criação de um Seminário, instalado na cidade de Nova Friburgo/RJ. Pouco tempo depois, foi transferido para São Paulo, onde ficou por mais de uma década, e posteriormente se estabeleceu na cidade de Campinas.
A partir de 1949, o Seminário passou a funcionar em sua sede própria, localizada em uma área de 19 mil metros quadrados, onde também está localizado o Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Homenagem de ex-alunos do SPS:
"O Seminário Presbiteriano do Sul é o mais antigo e tradicional Seminário da Igreja Presbiteriana do Brasil e que mais tem formado pastores para a igreja. Além disso, a partir dele se formaram algumas extensões que posteriormente se tornaram seminários da IPB. Minha história pessoal está diretamente ligada a esse ambiente. É daqui que tenho minhas lembranças mais remotas de vida na igreja quando ainda pequeno minha família fazia parte da recém-formada Igreja Presbiteriana do Jardim Guanabara que se reunia nas instalações do Seminário. Meu bisavô foi presidente da primeira diretoria do Seminário quando foi instalado em Campinas. Porém, faleceu antes do início do funcionamento das atividades aqui. Meu pai foi Diretor durante 8 anos (1966-1974). Estudei aqui e me formei na turma do centenário do Seminário em 1988. Aqui fui professor e Diretor e a partir deste ano ocupo a Capelania do Seminário."
Rev. William Lacy Lane (também conhecido como Billy Lane) - Capelão do SPS
"Neste mês celebramos os 135 anos do Seminário Presbiteriano do Sul, o mais antigo seminário evangélico da América Latina. Fundado em 1888, a história do SPS marca uma notável relevância na expansão da nossa denominação formando muitos pastores engajados na proclamação do Evangelho e na organização de novas igrejas. Nossa Casa de Profetas, sediada em Campinas-SP, abriu diversas extensões que se tornaram seminários em diferentes cidades de nosso país, mantendo sua referência de ensino e aperfeiçoamento de pastores.
Celebrar mais um ano de vida do SPS é lembrar com gratidão a maravilhosa graça de nosso Senhor Jesus Cristo, graça que nos sustenta e nos encoraja a anunciar o Evangelho. Parabéns, SPS!"
Rev. Lacy Campos - Presidente do Sínodo de Campinas, ex-aluno e professor do SPS.
"O Seminário Presbiteriano do Sul tem sido de extrema importância para a IPB, pois, há 135 anos vem formando pastores, os quais são enviados para todo o Brasil, atendendo os mais diferentes campos e igrejas. Tive o privilégio de ser filho desta casa, e posso afirmar que ela contribuiu, de maneira única e imprescindível, para o meu processo de formação teológico e pastoral."
Rev. Carlos Borges - Pastor, membro da Juret-Sul, ex-aluno e professor do SPS.
Em 135 anos, recheados de alguns erros, mas muitos mais de acertos, o Seminário Presbiteriano do Sul tem deixado importante marca na história da Igreja Presbiteriana do Brasil, no preparo e capacitação de pastores para a seara do Deus Altíssimo. Desde 1995, tenho tido o privilégio de fazer parte dessa história. Alguns ex-alunos tornaram-se, para mim, “mais chegados que irmãos”, e tenho podido acompanhar com muita alegria o desempenho deles na proclamação das boas novas do evangelho de forma relevante e muito amorosa, não só em rincões do Brasil, como em terras estrangeiras.
Sylvia Helena Heinrich - Professora de Português e Metodologia Científica
“O Seminário Presbiteriano do Sul participa diretamente de minha formação cristã desde 1981. Foi um privilégio conviver com colegas de turma e, alguns anos depois, passar a conviver com tantos alunos e com um corpo docente que teme a Deus, ama a sua Palavra e subscreve os Símbolos de Fé da IPB. Nossa equipe de trabalho (capelão, coordenador, tesoureira, secretária, bibliotecária, funcionárias e jardineiro) tem consciência que serve ao Senhor participando da formação de líderes para o seu povo.”
Rev. Carlos Henrique Machado - Diretor do SPS
Danielle G B Queiroz - jornalista da APECOM
Danielle G B Queiroz - jornalista da APECOM