“Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?” (Rm 10:13-14)



Como cristãos, temos o dever de anunciar o evangelho a todos os povos, sem distinção. Mas será que temos realmente pregado a mensagem da cruz para todos? E quanto às pessoas neuroatípicas, deficientes visuais, surdos ou pessoas com deficiência física? O que temos feito, como igreja, para alcançar também essas vidas para Cristo?


Foi pensando nessa realidade que nasceu, na Igreja Presbiteriana Unida de São Paulo, o Ministério ACOLHER — fundamentado em três pilares: Acolher, Conhecer e Adaptar. Nosso objetivo é incluir essas pessoas e suas famílias no convívio da igreja, fazendo com que se sintam parte do corpo de Cristo. Respeitamos suas limitações, diferenças e particularidades, reconhecendo que, assim como nós, elas também necessitam da graça de Deus.


Ao olharmos para o ministério de Jesus, vemos que Ele sempre demonstrou amor e comunicou Sua mensagem de forma compreensível a todos. O conteúdo do Evangelho nunca mudou, mas Sua forma de apresentá-lo se adaptava para que todos pudessem entender. Jesus não excluía ou segregava; Ele acolhia, incluía e pregava a toda criatura. Incluir é ser como Cristo: levar o Evangelho a todos, cumprindo a missão que Ele nos confiou.


Como igreja que tem a Palavra de Deus como regra de fé e prática, devemos nos preocupar com essas pessoas, levando-lhes a mensagem do Evangelho e acolhendo-as com amor. Mais do que enxergar suas limitações, precisamos amá-las como Cristo nos amou.


Acolher, Conhecer e Adaptar — três palavras simples que podem transformar vidas.

Responsáveis pelo Ministério